DICAS PARA VOCÊ TRANSFORMAR SUA COZINHA EM UM AMBIENTE CLÁSSICO

DICAS PARA VOCÊ TRANSFORMAR SUA COZINHA EM UM AMBIENTE CLÁSSICO

No post de hoje vamos apresentar algumas dicas para você transformar a sua cozinha em um ambiente clássico, além de trazermos imagens de referência para você se inspirar.

O estilo clássico é reconhecido por ter um visual mais requintado, cheio de detalhes, através dos ornamentos em paredes, mobiliários e acessórios. Algumas características desse estilo são: o uso de linhas curvas também é uma característica desse estilo, principalmente em mobiliários; a utilização de metais dourados e prateados, geralmente com adornos e arabescos; e a aplicação de cristais e brilhos, presentes na iluminação.

O primeiro item que você deve se atentar ao projetar a cozinha é a parte de armazenamento. Para garantir que sua cozinha siga o estilo clássico, o ideal é utilizar armários com portas e gavetas almofadadas, ou seja, aqueles que possuem uma moldura. Também é possível optar por usar armários no estilo de cristaleira, com portas de vidro transparentes, nos quais é possível ver o interior dos armários.

Compre Aéreo 3 Portas de Vidro Americana-Henn - Branco ...
Fonte: Mappin

Definido o estilo do armário, é necessário definir os puxadores. Para seguir o estilo clássico, você pode optar por puxadores nos seguintes estilos: ponto, alça ou concha. O puxador ponto possui um formato arredondado ou ovalado, similar a um botão, e é mais discreto, por ter um tamanho reduzido em relação aos demais. O puxador alça é aquele que forma um “U” e é fixo em dois pontos das portas e gavetas. É uma opção boa para quem quer algo mais prático, já que é o puxador que possui uma das melhores empunhaduras, além de ter diversos tamanhos. O puxador concha é aquele que lembra uma concha do mar, ótimo para quem quer um toque de personalidade na cozinha, por ser mais extravagante e elegante.

Puxador ponto. Fonte: Zen Design
Puxador alça. Fonte: Zen Design
Puxador concha. Fonte: Zen Design

A escolha correta da cuba e dos metais também é muito importante para transmitir a estética clássica para um ambiente. Para esse estilo, geralmente se utiliza uma louça branca embutida na pedra ou uma louça farm sink (estilo fazenda), que é aquela que fica para fora da bancada. Os metais mais utilizados são os de tonalidade dourada, prata, cobre ou preto. Podem ser aqueles de com linhas mais simples arredondadas, ou aqueles mais rebuscados cheios de detalhes, lembrando torneiras mais antigas.

A bancada, na maioria das vezes, é projetada com uma textura de madeira ou com uma pedra mais clara, podendo ser granito, mármore, quartzo ou uma pedra sintética. Para o backsplash (revestimento que fica entre a bancada e o armário aéreo e que possui como principal objetivo proteger a parede da gordura) é muito comum usar a estética do tijolinho, com revestimentos como o porcelanato. Outra opção é utilizar o mesmo revestimento da bancada na área do backsplash, criando uma sensação de continuidade e uniformidade para esse espaço.

Rodabanca, frontão ou backsplash | Designs de cozinha ...
Fonte: Pinterest

O piso utilizado em cozinhas clássicas geralmente é o amadeirado (pode ser utilizado um piso vinílico, porcelanato ou madeira natural), que dá um ar de aconchego ao espaço; ou o ladrilho hidráulico, que traz personalidade e cor ao ambiente. Você também pode colocar um tapete perto da área da cuba, para dar um charme a mais e preservar o piso de gotas de água e alimentos.

Fonte: Decoholic (imagem editada)

Em relação à iluminação, você pode utilizar como decoração pendentes metálicos, com cúpulas de metal ou vidro, ou luminárias menores com cristais, que remetem a um estilo mais clássico. Você pode combinar esse tipo de iluminação decorativa com uma iluminação geral contemporânea, através do uso de spots, para garantir que sua cozinha estará iluminada adequadamente.

Caso você queira trazer mais personalidade para a sua cozinha, você também pode combinar alguns dos elementos clássicos com mobiliários e decorações modernas e contemporâneas, dando seu toque pessoal ao ambiente. Todos as dicas dadas acima para montar uma cozinha clássica não são uma regra de decoração, por isso não tenha medo de ousar em algum elemento e sair dos padrões.

Abaixo, selecionamos dez exemplos de cozinhas com inspiração clássica, para que você consiga visualizar a combinação dos itens que mostramos acima.

1. Branco elegante

Essa cozinha toda em branco apresenta os armários almofadados, o armário aéreo no estilo cristaleira com portas de vidro, e tijolinhos brancos que dão charme e elegância ao ambiente.

Fonte: Luxe

2. Clássico e rústico

Essa cozinha traz elementos clássicos como o piso de madeira, o tapete em frente à pia, as luminárias e os armários almofadados. Em contraponto, temos a parede de tijolos mais bruta, trazendo um toque rústico ao espaço e dando mais personalidade ao ambiente.

3. Farm sink

Neste espaço, a cuba no estilo farm sink combina com os metais dourados dos puxadores, torneira e arandelas, e traz elegância ao espaço. Além disso, o armário almofadado escuro e o tapete vermelho trouxeram um ar mais despojado à cozinha.

4. Cinza e dourado

Nesse espaço, a combinação do cinza dos armários com o dourado dos pendentes e puxadores proporcionou um ar luxuoso. Para representar o estilo clássico foram utilizados armários com portas almofadadas, luminárias de metal dourados e uma bancada branca marmorizada na cozinha.

5. Ladrilhos azuis

Para trazer personalidade para essa cozinha, foram utilizados ladrilhos azuis no piso, que harmonizam com o tom dos armários. Para trazer contraste ao espaço, foi usado um backsplash de tijolinhos marrons, um pouco abaixo da altura das prateleiras.

6. Composição com madeira

Nessa cozinha foi utilizada a madeira nos armários e prateleira, o que dá contraste e traz aconchego para esse espaço predominantemente cinza. Os lustres com cúpulas de vidro, os armários almofadados, a farm sink e o piso amadeirado são os componentes clássicos utilizados nesse ambiente.

Fonte: Backsplash

7. Mobiliários arredondados

Nesse espaço foi utilizada uma ilha (bancada ao centro da cozinha) arredondada, o que traz o toque clássico ao espaço. Além disso, foram utilizados armários almofadados e os puxadores de ponto em prata.

Fonte: Tom Howley

8. Bancada de madeira

Esse espaço é super aconchegante, demonstrando personalidade e requinte através de pequenos detalhes, como a bancada amadeirada, os puxadores concha, a farm sink e as luminárias metálicas com pintura clara.

Fonte: Fifi McGee

9. Contraste entre claro e escuro

Essa cozinha tem como destaque os contrastes. Como pontos de contraste, foram usados armários aéreos com portas almofadadas brancas e puxadores ponto pretos, além de armários aéreos no estilo cristaleira em preto e armários com portas almofadadas cinzas. Apesar do grande contraste, esta cozinha com elementos clássicos permanece harmônica por conta o uso da monocromia, trazendo um ar moderno e elegante ao ambiente.

10. Backsplash como foco

Aqui, foi utilizada uma estampa mais moderna no backsplash para contrastar com os elementos mais clássicos da cozinha: os armários com puxadores alça dourados, as portas almofadadas e a torneira mais ornamentada.

Fonte: Backsplash

O que você achou da nossa matéria? Escreva nos comentários qual o próximo tema que você quer ver no nosso site. Caso você queira ler mais matérias sobre interiores é só clicar aqui. Temos posts novos de decoração toda semana. Você pode seguir a gente no Instagram para acompanhar todas as novidades da Korall Design.

Deixe um comentário