DICAS PARA ESCOLHER A ILUMINAÇÃO PONTUAL DA SUA CASA

DICAS PARA ESCOLHER A ILUMINAÇÃO PONTUAL DA SUA CASA

Hoje vamos apresentar os diferentes tipos de iluminação pontual para você decorar a sua casa. Já apresentamos algumas dicas para vocês escolher a iluminação geral: você pode conferir o post clicando aqui.

A decoração pontual é aquela que tem por objetivo iluminar algum detalhe específico do ambiente, seja ele um espaço de trabalho, uma mesa ou um painel decorativo. É possível optar tanto por pendentes e arandelas com iluminações mais fracas, que têm como objetivo principal criar um clima aconchegante para o espaço; quanto por abajures com iluminações mais fortes, que têm como intuito servirem como suportes para trabalho, estudo ou até uma leitura.

Abaixo separamos alguns tipos de decoração pontual que você pode utilizar em sua casa, bem como quais são as suas funções e vantagens. Confira!

1. Arandelas

As arandelas são aquelas luminárias que são fixas na parede ou em painéis de alvenaria. Elas geralmente têm como principal função decorar o ambiente ou servir como uma iluminação de apoio para espelhos fixados na parede. Esse tipo de luminária é uma ótima opção para quem quer trazer mais luz artificial para o espaço, mas não tem como adicionar um ponto de iluminação no teto. Recomendamos utilizar uma lâmpada com luz amarelada (3000k) nas arandelas decorativas e uma lâmpada com luz neutra (4000k) nas arandelas próximas a espelhos que serão utilizados para se maquiar. Abaixo selecionamos uma opção de arandela mais moderna, que serve como iluminação de apoio ao espelho, e uma arandela mais rebuscada, com função decorativa.

Fonte: Pinterest

2. Pendentes

Os pendentes são luminárias que ficam presas no teto e que ficam suspensas sobre uma mesa ou um aparador. O objetivo é decorar e iluminar uma superfície. Os pendentes geralmente são luminárias mais altas, presas por fios ou uma superfície metálica, causando um grande impacto visual. Esse tipo de iluminação é geralmente usado em mesas de jantar, de cabeceira, bancadas de lavabo, aparadores e mesas de apoio, a fim de destacar e muitas vezes trazer mais elegância ao espaço. É possível utilizar um único pendente ou fazer uma combinação com mais de uma unidade, de acordo com a estética que se deseja atingir em cada ambiente. Na maior parte dos casos, nos pendentes se utiliza uma lâmpada amarelada, com um valor abaixo dos 4000k. Selecionamos duas imagens de pendente, a primeira com um pendente único e a segunda com uma combinação de dois pendentes.

Fonte: Behance
Fonte: Pinterest

3. Abajures de Mesa

Os abajures de mesa têm como intuito ajudar na iluminação de um espaço de trabalho ou estudo, por isso seu uso é fundamental em escritórios e quartos com bancada. Além disso, os abajures também são muito utilizados em quartos, nas mesas de cabeceiras, como uma luz de leitura; ou em quarto de crianças pequenas, em cômodas, como uma luz mais indireta. O abajur é um item muito prático, pois só precisa de um ponto de tomada para ligá-lo e é muito versátil, adaptando-se em diversos ambientes. Recomendamos que você utilize uma lâmpada com luz neutra (4000k) ou branca (6000k) nesses casos, porque ela ajuda a manter a concentração durante um momento que se precisa de foco. Caso você vá utilizar o abajur em um quarto de crianças, opte pela luz amarela (3000k). Abaixo você pode conferir as duas referências de abajures que selecionamos, com ele sendo utilizado em um quarto e em uma mesa de trabalho.

Fonte: Archdaily
Fonte: Architonic

4. Abajures de chão

Os abajures de chão, também chamados de luminárias de chão, geralmente são utilizados próximo ao sofá da sala, ou de poltronas em escritórios e espaços de descanso, para servir como uma luz auxiliar para leitura. Além disso, eles também são muito utilizados em ambientes maiores, como uma peça decorativa e como forma de preencher o espaço. Esse tipo de decoração é ótimo para quem não quer obra em casa, pois pode ser ligada em uma tomada, sem a necessidade de criar uma espera de ponto de energia como com as luminárias de forro. Indicamos utilizar nesse tipo de luminária uma luz neutra de 4000k, caso ela seja utilizada para leitura, e uma luz amarela de 3000k, em caso de decoração. Selecionamos duas imagens que possuem um abajur de chão, uma mais contemporânea e outra mais clássica, com a cúpula de tecido.

Fonte: Pinterest

5. Lustres

Os lustres são um tipo de luminária presa no teto e suspensa, assim como os pendentes, porém com ramificações (braços), que trazem um ar mais requintado e luxuoso ao espaço. Os lustres geralmente possuem um tamanho maior que os pendentes, pois têm como objetivo trazer um ar imponente ao espaço. Desse modo, eles são muito utilizados em escadas ou em salas com pé direito duplo (aquelas salas com tetos mais altos que o convencional). Geralmente utiliza-se uma lâmpada com iluminação mais quente (3000k) em lustres. Abaixo selecionamos dois lustres, um utilizado em uma decoração mais contemporânea e outro utilizado em um espaço mais clássico.

Fonte: Pinterest

6. Fitas de LED

As fitas de LED são fitas com várias lâmpadas pequenas de LED dispostas lado a lado, formando uma iluminação contínua. Essas fitas são ótimas para decoração pontual e muito versáteis, pois podem ser colocadas em todos os cômodos da casa e possuem um preço muito acessível. É possível encontrar fitas brancas, amarelas ou até em RGB, que permitem que uma grande gama de cores possa ser reproduzida, como por exemplo o vermelho, verde, azul, rosa, roxo, entre outras cores. Abaixo você pode conferir dois exemplos da fita de LED utilizadas na decoração.

Fonte: Pinterest
Fonte: Behance

O que você achou dos tipos de iluminação que apresentamos nesse post? Comente abaixo se você tem uma luminária favorita e qual o seu tipo. Toda semana temos um novo post de design de interiores para você, então não deixe de conferir nossas outras postagens. Siga também a nossa página no Instagram para receber os novos conteúdos.

Deixe um comentário