QUARTOS MONTESSORIANOS: UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA QUEM POSSUI CRIANÇAS

QUARTOS MONTESSORIANOS: UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA QUEM POSSUI CRIANÇAS

A Korall Design está de volta com seus posts de interiores e hoje apresentamos a temática quartos Montessorianos. Explicamos para vocês as vantagens de utilizar esse método na hora de decorar espaços infantis e apresentamos 10 exemplos de quartos lindos e funcionais que utilizam elementos desse método em sua composição.

O Método Montessoriano foi desenvolvido pela pedagoga, médica e educadora italiana Maria Montessori e tem como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades físicas, sociais e psicológicas de bebês e crianças de forma autônoma. Desse modo, através da interação com o ambiente, é possível estimular a aprendizagem deles, fazendo com que eles desenvolvam suas personalidades e individualidades de forma independente, em seu próprio tempo.

Para criar um ambiente Montessoriano, é fundamental o uso de diferentes objetos que estimulem os sentidos das crianças, principalmente o tato. É possível criar diferentes estímulos através do uso de texturas, cores, sons, cheiros, tamanhos, pesos, formas e repetições. Além disso, é necessário levar em conta as necessidades do público infantil para a concepção desse espaço, de acordo com a idade da criança.

Para criar um espaço que desenvolva as habilidades dos pequenos e que estimule a autonomia deles, você deve utilizar móveis que sejam adequados as medidas e ergonomia das crianças, permitindo que elas possam acessar os armários, brinquedos e a sua cama de forma segura e com conforto. Isso permite com que elas possam ter mais liberdade e escolha própria.

Utilizar camas mais baixas, próximas do chão, possibilita que as crianças possam sair de sua cama sem a necessidade de auxílio de um adulto. Também pode-se utilizar espelhos nos quartos para aguçar a percepção espacial, a autopercepção e a curiosidade de bebês. É ideal, ao se projetar um quarto Montessoriano, utilizar diferentes tipos de tecidos (couro, veludo, algodão), cores, formas e acabamentos (brilho, fosco) que permitam explorar os sentidos visuais e táteis desse público. Para despertar a criatividade e incentivar a aprendizagem das crianças, jogos e livros devem ser posicionados em locais estratégicos do quarto. Outra dica para que elas possam desenvolver a percepção espacial é preencher todos os cantos do espaço com elementos interativos, que permitam que as crianças se desloquem e explorem todo o ambiente.

Abaixo separamos 10 ambientes criativos que utilizam elementos do método Montessoriano em sua composição.

1. Armário de brinquedos acessível

Neste espaço, foi criado um armário com nichos baixos, para que a criança possa acessar os brinquedos de forma independente. Também foram utilizadas diferentes formas (triângulos, círculos e retângulos) e cores (azul, amarelo, cinza e branco), que ajudam no desenvolvimento do público infantil.

Fonte: Casa Vogue

2. Safari nas montanhas

Esse quarto divertido, com tema de safari, ajuda a estimular a criatividade da criança através da narrativa das montanhas, do uso dos brinquedos estofados, dos desenhos de diferentes animais e das texturas e cheiros das plantas decorativas.

3. Brinquedos lúdicos

Este quarto apresenta diferentes brinquedos lúdicos de madeira que exploram os sentidos dos pequenos, auxiliando no desenvolvimento das suas habilidades físicas e psicológicas.

4. Quarto estimulante com texturas

Neste quarto foram utilizados diferente tipos de tecidos (tapete de pele, cobertor, almofadas, estofados), que despertam as atividades sensoriais dos pequenos.

5. Quarto com espelho

Colocar um espelho no quarto infantil permite com que a criança desenvolva sua percepção autoimagem.

Fonte: Casa Vogue

6. Escalada

Adicionar um espaço com escada e argolas é uma ótima opção para desenvolver as habilidades motoras de crianças mais velhas.

Fonte: Pinterest

7. Cama no chão

Este quarto apresenta uma cama com colchão próximo ao chão, permitindo com que a criança possa levantar da cama ou se deitar com autonomia e segurança.

8. Quadro Interativo

Para os bebês e crianças menores, é interessante ter um espaço para um quadro sensorial, no qual possam explorar diferentes texturas, sons e movimentos.

Fonte: Etsy

9. Cantinho da leitura

Outro espaço importante de se ter no quarto das crianças e bebês é o cantinho da leitura. É importante fazer com que a criança possa acessar esses livros de forma independente, de forma que a incentive ao hábito da leitura de forma espontânea e divertida.

10. Espaço de desenho

Esse espaço é ótimo para incentivar a criança a se expressar e desenvolver a sua criatividade de forma lúdica e divertida.


A Korall Design voltou com as matérias de interiores e queremos saber qual o próximo post de decoração vocês querem ver pelo nosso site. Escreva nos comentários um tema que vocês gostariam de ver nas próximas semanas por aqui. Para rever nossas matérias antigas sobre interiores você pode clicar aqui e para mais novidades é só acompanhar nosso Instagram oficial.

Deixe um comentário