CLIPES DE K-POP COM HISTÓRIA

CLIPES DE K-POP COM HISTÓRIA

Todos conhecemos o K-pop por suas performances e pelos conceitos visuais, sempre super produzidos em seus clipes. Mas alguns desses MVs escolhem focar menos na dança e mais em contar uma história: esses music videos se tornam verdadeiros curtas-metragens, em sua maioria sem diálogos, contando com a ajuda da música para desenvolver a narrativa. Essas são ótimas oportunidades para ver os ídolos atuando e interpretando personagens bem diferentes da vida real.

Pensando nisso, separamos aqui uma lista com alguns clipes de K-pop que contam histórias para você conhecer. Mas não se preocupe: ainda há momentos de coreografia na maioria deles! Até porque essa é a marca registrada desse gênero musical. Porém, o foco maior é na cinematografia. Confira abaixo:

Infinite – Back

O grupo Infinite, da Woollim Entertainment, teve seu debut em 2010 e atualmente conta com seis integrantes. Eles chamaram bastante atenção na época do lançamento de Back, música-título do álbum Be Back, de 2014. Trata-se de uma versão estendida (chamada de repackage) de seu trabalho anterior, Season 2, que tinha como title a faixa Last Romeo. No clipe de Back, podemos ver os membros se unindo para salvar a irmã mais nova de Sunggyu, que foi sequestrada. A atriz que aparece é Kim Hyang-gi. Além da história contada, a canção se destaca por começar lenta e depois evoluir para um ritmo mais dançante. Eles também têm uma versão que só mostra a performance, que você pode conferir clicando aqui.

VIXX – Error

O VIXX, grupo da Jellyfish Entertainment, também ficou conhecido em 2014 por lançar um clipe com história e uma música-título que começa mais lenta. Error faz parte do EP de mesmo nome e conta com um tema futurista, algo que foi incorporado também na coreografia. Os protagonistas são Hongbin, que hoje não faz mais parte da banda, e a cantora Youngji, que entrou para o girl group Kara em 2014 e, após o disband, iniciou sua carreira solo. No MV, Hongbin perde a namorada Youngji e resolve trazê-la de volta na forma de androide, mas sofre com as consequências disso. O boy group, que está na ativa desde 2012, atualmente conta com cinco integrantes. Veja o vídeo abaixo:

BTS – I Need U e Run

Sabemos que esse grupo dispensa apresentações, porém falaremos dele mesmo assim aqui. Apesar de seu sucesso ser mais recente, o BTS debutou em 2013 pela Big Hit Entertainment e consiste em sete integrantes. Duas músicas que foram grandes responsáveis pela explosão internacional do boy group são I Need U e Run, ambas de 2015. Elas fazem parte do projeto The Most Beautiful Moment In Life, no qual os meninos queriam mostrar os altos e baixos da juventude, que está cheia de alegria e amizade, mas também de rebeldia e ansiedade. A versão oficial de I Need U recebeu uma classificação etária de 15 anos, sendo que mais tarde a alternativa sem cortes foi lançada. Ela foi classificada como para maiores de 19 anos (maioridade na Coreia do Sul) e tem cenas mais gráficas. Você pode conferir aqui, mas fica o alerta de gatilho.

LOONA – Love4eva e Heart Attack

O girl group LOONA, da Blockberry Creative, debutou como grupo completo em 2018, após todas as suas 12 integrantes lançarem seus próprios projetos solo desde 2016. Elas também tiveram várias unidades durante esse meio tempo. Uma delas é LOONA yyxy, composta por Yves, Chuu, Go Won e Olivia Hye. A sua estreia foi em 2018, logo antes do debut oficial, com o EP Beauty & The Beat e a faixa-título Love4eva. Essa música, que conta com a participação da cantora Grimes, mostra as meninas frequentando uma escola muito rígida e uma delas, Olivia, não consegue se encaixar entre as colegas.

Precisamos mencionar também o projeto solo de Chuu, Heart Attack, que fez um grande sucesso na época do seu lançamento, em 2017. No clipe, vemos Chuu admirando de longe sua crush, Yves. O vídeo também conta com a participação da integrante Haseul. Confira o MV abaixo:

Golden Child – Burn It

Seguindo os passos do Infinite, o grupo Golden Child, também da Wollim Entertainment, lançou o clipe de Burn It em 2021, tornando-se o item mais recente dessa lista. O boy group debutou em 2017 e atualmente conta com dez membros. Uma curiosidade é que um deles, Daeyeol, é irmão mais novo de Sungyeol, do Infinite. Burn It faz parte do EP Yes e mostra os integrantes lidando com um apocalipse zumbi. A atriz Lee Soo-min também participa, interpretando o par romântico de Bomin. Além da versão oficial com a música, os meninos também lançaram duas alternativas: uma somente com a coreografia; e outra que mostra o drama em sua totalidade, apenas com o instrumental como trilha sonora. Há ainda um webtoon (quadrinho coreano) que explora mais a narrativa. Não há tradução, mas você pode conferir neste link.

EXO – Lightsaber

Outro grupo muito conhecido mundialmente é o EXO. Formado em 2012 pela SM Entertainment, o boy group atualmente conta com nove integrantes. Eles debutaram com a canção Mama, que introduz o conceito de novos mundos e poderes que os unem, então ela fica como menção honrosa nessa lista. A que mais destacamos aqui é Lightsaber, uma colaboração com Star Wars para o lançamento do primeiro filme da nova trilogia, O Despertar da Força, em 2015. No clipe, eles trazem o universo dos Jedis para a nossa realidade e ainda brincam com a semelhança na sonoridade do título com a palavra lifesaver (“salvador”, em inglês). Foram feitas versões em coreano, japonês e chinês do single, que também foi incluído no EP Sing For You. Apesar de todos os membros cantarem, os únicos que aparecem no MV são Baekhyun, Kai e Sehun.

Triple H – 365 Fresh

O Triple H tem uma história tão elaborada quanto seu clipe. O trio foi formado em 2017 pela Cube Entertainment e consistia em dois membros do grupo Pentagon, Hui e E’Dawn (atualmente conhecido como Dawn e cujo nome real é Hyojong), e na cantora Hyuna, que já participou das bandas Wonder Girls, 4Minute e Trouble Maker. O seu debut foi com o EP 199X, que tem como faixa-título 365 Fresh. O MV mostra como os três integrantes passam por situações difíceis e como se aproximam por causa disso. As cenas, porém, são bastante gráficas, então fica o alerta de gatilho para suicídio, assédio e outros temas pesados. O conjunto acabou se desfazendo quando Hyuna e Dawn assumiram o namoro e a Cube os expulsou da empresa. Hoje, os dois mantêm carreiras solo na companhia P Nation, presidida por PSY, e continuam namorando e fazendo músicas juntos.


Gostaram das nossas indicações? Quais dessas músicas e grupos são seus favoritos? Deixe a sua opinião nos comentários! Comente também se você tem mais algum clipe de pop sul-coreano com história para recomendar que não listamos aqui. Temos vários posts sobre K-pop no site da Korall Design, então não deixe de conferir, além de outras postagens sobre música no geral. Siga a Korall no Instagram e fique sabendo de todas as nossas novidades.

Este post tem 2 comentários

  1. Grande ideia falar deste tema! Os vídeo clips começaram mesmo com este propósito de contar histórias, conectar produções cinematográficas, dança e música. Lembro bem de Michael Jackson e suas criações maravilhosas.
    De todos os listados aqui meu favorito continua sendo Run do EXO ❤️, mas gosto muito de BTS também ainda mais esta fase mencionada onde as músicas eram muito legais . Adorei rever estes clips muita diversão 🥰

Deixe um comentário