QUAL TIPO DE PUXADOR ESCOLHER PARA O SEU ARMÁRIO?

QUAL TIPO DE PUXADOR ESCOLHER PARA O SEU ARMÁRIO?

Em dúvida sobre qual tipo de puxador escolher para o seu armário da cozinha? Ou sobre como combinar o puxador do armário do banheiro com o tipo de decoração do ambiente? Não se preocupe, temos várias dicas para você se inspirar!

Os puxadores são itens fundamentais do nosso dia a dia que têm função prática e estética. Hoje podemos encontrar diversos modelos no mercado feitos com os mais diversos materiais. Podemos separá-los em dois grandes grupos: os de sobrepor, que são parafusados no armário e ficam projetados para fora da porta; e os de embutir, que ficam para dentro do armário.

Também é necessário prestar atenção no estilo de decoração do seu espaço. Os puxadores cava geralmente são mais utilizados em ambientes modernos e contemporâneos, enquanto os de sobrepor podem ser usados com diversas decorações, desde a clássica até a provençal. Nesse post, vamos lhe ensinar a combinar os puxadores com o seu estilo de decoração.

Tipos mais comuns de puxador

1. Puxador Alça de Metal

O puxador de alça é, provavelmente, um dos puxadores mais usados no mercado atualmente. Por possuir diferentes tamanhos, materiais e cores, ele permite uma personalização maior do espaço, podendo ser usado tanto em gavetas pequenas como em portas grandes. Por possuir essa diversidade de formatos, você pode combiná-los com cozinhas mais clássicas, modernas e contemporâneas.

Marbled Butter Dish   ,    Sunday Suppers,       Beechwood Bowl   ,    Eden Salt Cellar   ,    Mansfield Oil Bottle
Fonte: Pinterest

2. Puxador Ponto

O puxador ponto é um coringa, perfeito para ser utilizado sozinho ou combinar com outro puxador. É super prático de utilizar, porém não é indicado para portas maiores e mais pesadas. É ótimo para combinar com ambientes clássicos ou rústicos.

Benjamin Moore Swiss Coffee at 75% Strength
Fonte: Pinterest

3. Puxador Concha

É ótimo para decorar as cozinhas mais clássicas ou com estilo escandinavo. É super prático de utilizar, porém, como o puxador ponto, não é indicado para portas maiores e mais pesadas. É ótimo para combinar com ambientes clássicos ou rústicos.

4. Puxador Argola

O puxador de argola é perfeito para quem gosta de um espaço com mais personalidade. Assim como as duas últimas opções, ele é ótimo para portas menores e gavetas. Você pode encontrar no mercado argolas de metal natural ou escovado, que podem ser utilizadas para decorar ambientes provençais ou rústicos.

I've been searching for some sort of nightstand for my guest bedroom for the past few months.  I haven't come across just the right piece y...
Fonte: Dwellings by Devore

5. Puxador Couro

Estiloso e despojado, esse puxador é perfeito para quem quem quer criar um espaço no estilo contemporâneo ou industrial. Os puxadores de couro sintético são menos resistentes, por isso não indicamos utilizar em portas e gavetas muito pesadas.

O puxador de couro é geralmente feito com couro animal. Nós da Korall Design recomendamos que você utilize sempre tecidos sintéticos, evitando assim o uso de animais na decoração.

Best Ikea-hacks projects are in a "secret" section of the Ikea website
Fonte: Gucki

6. Puxador Ornamentado

Os puxadores ornamentados são aqueles mais curvos e cheios de arabescos, muito utilizados no passado, dando aquela sensação nostálgica de casa de vó. São perfeitos para serem utilizados em ambientes rústicos ou provençais.

Hi You Guys! I can’t believe it is only the beginning of October, because it has been ALL FALL around my house for over a month! I don’t usually fully decorate for fall so early, but I really wanted to give you guys some inspiration and ideas if you were planning to decorate your home …
Fonte: Sanctuary Home Decor

7. Puxador Cava 45 Graus

O puxador cava 45 graus é embutido no móvel e o seu corte é feito na diagonal, para que a pessoa possa colocar a mão e abrir a gaveta com facilidade. Esse tipo de cava pode ser feita no mesmo acabamento que o armário ou com um perfil metálico. Esse puxador é ótimo para quem procura um acabamento mais discreto, minimalista, para ser utilizado em ambientes modernos.

6 cozinhas inspiradoras | Minha Casa
Fonte: Minha Casa

8. Puxador Cava Circular

Se o puxador cava em 45 graus é uma opção para quem gosta de móveis discretos, o cava circular é o oposto. Com grande apelo estético, esse tipo de puxador é perfeito para um armário em uma cozinha escandinava ou um quarto contemporâneo. Ele é feito na marcenaria através de um corte circular na porta ou gaveta.

Reform Basis 01 Linoleum kitchen design on IKEA elements. Linoleum fronts in color ’Smokey Blue’ with handles and edges in oak
Fonte: Reform

9. Puxador Cava Arredondada

Simples e elegante, esse é um ótimo puxador para quem gosta do estilo contemporâneo e do escandinavo. Assim como todos os puxadores cava, ele é feito através de um corte nas portas do armário durante a fase de execução na marcenaria. É uma opção mais ousada que o cava 45 graus, porém mais discreta que o cava circular, e está super em alta ultimamente.

Como Distribuir uma Cozinha Pequena | Ideias Reformas Cozinhas
Fonte: Pinterest

10. Sem Puxador

Você também pode optar por não utilizar nenhum tipo de puxador no seu ambiente. Para isso é necessário utilizar um sistema diferente chamado push-pull, no qual a porta do armário é aberta apenas com a pressão do toque. Por ser um sistema mais caro, ele é menos utilizado que os puxadores, porém ele dá um efeito mais clean para o seu ambiente. É ótimo para combinar com espaços mais modernos.

Revestimento para Cozinha: Tipos +90 Projetos para se Inspirar 2020
Fonte: Arkpad

Gostou das dicas dos puxadores? Não esqueça de comentar qual o seu estilo favorito. Caso você queira ler mais matérias sobre interiores é só clicar aqui. Temos posts novos de decoração toda semana. Você pode seguir a gente no Instagram para acompanhar todas as novidades da Korall Design.

Deixe um comentário