COBOGÓS: COMO UTILIZÁ-LOS NA SUA DECORAÇÃO

COBOGÓS: COMO UTILIZÁ-LOS NA SUA DECORAÇÃO

O cobogó é um elemento construtivo e decorativo vazado, feito geralmente de concreto, cerâmica, vidro, gesso ou madeira. Ele pode ser utilizado tanto em áreas externas, como em paredes vazadas, ou em áreas internas, como uma divisória de ambientes. A vantagem do uso desse item, além do efeito estético padronizado, é manter a iluminação natural e a ventilação entre os espaços que ele divide.

O cobogó é um elemento tipicamente brasileiro, criado pelos engenheiros Amadeu Oliveira Coimbra, Ernesto August Boeckmann e Antônio Góis nos anos 1920. A junção das sílabas iniciais dos sobrenomes desses três profissionais deu origem ao nome desse objeto. A inspiração para a criação desse item surgiu da decoração árabe, caracterizada por ter muitos ornamentos e detalhes. Abaixo você confere a foto de um Muxarabi, painel vazado de madeira árabe.

Esse objeto foi muito utilizado na arquitetura moderna dos anos 1950 na sua versão em cimento. Hoje em dia, com o surgimento de novos materiais e novas técnicas, é possível encontrá-lo nos mais diversos formatos, cores, materiais e texturas. Você pode encontrar cobogós com acabamentos foscos ou brilhosos, permitindo que você personalize o seu espaço da melhor forma possível.

12 exemplos de ambientes decorados com cobogós

1. Trama de madeira trançada

Incredible Room Divider Design has never been so Easy! Since the beginning of the year many girls were looking for our Perfect guide and it is finally got released. Now It Is Time To Take Action! See how... #interiors #homedecor #interiordesign #homedecortips
Fonte: Pinterest

2. Cobogó minimalista

Aqui pode encontrar fotografias de ideias de design de interiores. Se inspire!
Fonte: Homify

3. Cobogó aplicado na base da mesa

4. Balcão de base modular

Peranakan Industrial@Riversuite by AMP Design | HomeAdore
Fonte: Home Adore

5. Parede vazada

Cozinha com parede de tijolinhos e cobogós  tem azulejos hidráulicos, armários de marcerania, plateleiras com vinhos e plantas, iluminação pendente, bancada de cimento queimado, cadeiras spaghetti e mesa de café | colorful, simple and cozy decor in a renovated apartment with modern touches and preserved old architecture. (In Portuguese)
Fonte: Histórias de Casa

6. Divisão entre cozinha e lavanderia

cozinha pequena decorada com divisória de cobogó
Fonte: Viva Decora

7. Composição de cobogós

decoração de sala com cobogó de concreto para divisão de ambientes
Fonte: Viva Decora

8. Decoração circular

Cozinha com cobogós ao fundo e piso de granilite com bolas
Fonte: Histórias de Casa

9. Decoração contemporânea

decoracao cobogo sala
Fonte: Dicas Decoração

10. Bancada modular

Fonte: Arquitrecos

11. Base da ilha da cozinha

Breeze Blocks Are the Best New Thing to Happen to Interiors
Fonte: Architectural Digest

12. Revestimento para varanda aconchegante

cores
Fonte: Pinterest

Gostou do nosso post de decoração dessa semana? Não esqueça de deixar um comentário! Se você quiser ver mais dicas de design de interiores é só clicar aqui. Nós lançamos matérias novas todas as segundas e quartas. Para receber os lançamentos em primeira mão, é só seguir a nossa página oficial no Instagram.

Deixe um comentário