A AVENTURA INTERATIVA EM CARMEN SANDIEGO: ROUBAR OU NÃO, EIS A QUESTÃO

A AVENTURA INTERATIVA EM CARMEN SANDIEGO: ROUBAR OU NÃO, EIS A QUESTÃO

Carmen Sandiego: Roubar ou Não, Eis a Questão é um episódio especial interativo lançado pela Netflix nesta terça-feira, 10 de março. O título faz referência a Hamlet, de William Shakespeare, mas também ao formato do filme: os próprios espectadores escolhem o rumo dos acontecimentos. Seguindo a mesmo modelo do bem-sucedido Black Mirror: Bandersnatch (mas mais voltado para toda a família), o capítulo deixa você escolher a decisão que a personagem principal irá tomar durante a sua missão. Mas não se preocupe: é possível refazer as escolhas que derem errado. Você pode mudar quantas vezes quiser e descobrir todos os oito possíveis finais. Então, pode seguir sem medo. Vai dar certo!

Nesse episódio, Carmen Sandiego precisa resgatar seus dois amigos e ajudantes, os irmãos Zack e Ivy, que foram sequestrados pela V.I.L.E, a organização secreta de ladrões. Em troca, os vilões pedem que sua antiga e talentosa recruta roube os mais diversos artefatos ao redor do mundo para eles. Com a ajuda de seu outro amigo, o hacker Player, Carmen bola um plano para salvá-los enquanto encontra um jeito de armar contra seus chefes anteriores. Outros personagens presentes nas primeiras duas temporadas da série também aparecem.

Em múltiplos momento da narrativa, o espectador é convidado a clicar e escolher entre duas opções, e as escolhas vão adicionando novas cenas ao capítulo. Você pode fazer com que Carmen adote estratégias discretas ou mais arriscadas, mas todas garantem muita ação. Ao optar por algo que não leva a um fim desejável, o próprio episódio (através da interferência da chefe da A.C.M.E, organização que combate a V.I.L.E.) leva de volta para sua última seleção e dá uma nova chance. Mesmo assim, você mesmo também pode voltar a qualquer uma das decisões prévias e refazer. Isso convida quem está assistindo a explorar todos os caminhos disponíveis. Dica: se você conseguir um bom final, tem direito a assistir a uma cena bônus como prêmio. Não perca!

Roubar ou Não, Eis a Questão é uma ótima expansão ao universo de Carmen Sandiego. O episódio interativo resgata o sentimento do jogo em que a série é baseada, e é como se estivesse realmente jogando, com toda a ação prometida e muito mais. Você não está somente assistindo, está participando, faz parte da aventura. Também não deixa de ensinar sobre os lugares visitados por Carmen e sua equipe, que é o ponto alto da obra. É envolvente e divertido, constantemente convidando a participar. Para quem já assistiu às duas temporadas lançadas, é um prato cheio. Mesmo assim, o capítulo poderia ser uma boa porta de entrada para quem gostaria de conhecer a história, pois não traz nenhum spoiler da trama principal e nem é estritamente necessário já ter assistido para entender. Porém, não deixe de assistir aos outros episódios! São tão bons quanto esse.

Exemplo de escolha. Fonte: Divulgação/Netflix.

O capítulo especial também aumenta ainda mais a expectativa para a terceira temporada da série da espiã de vermelho, já que a segunda faz diversas revelações e deixa ganchos para explorar mais na sequência. Porém, a Netflix ainda não confirmou a produção. Além disso, já foi anunciado pela plataforma de streaming um futuro filme em live action, estrelando a atriz que dá voz à Carmen, Gina Rodriguez (popularmente conhecida por seu trabalho em Jane The Virgin). Ela também deve atuar na produção, por isso deve manter a excelência da animação. Aliás, Carmen Sandiego tem um talentoso elenco de dublagem, com Finn Wolfhard (Mike Wheeler em Stranger Things) como Player e Paul Nakauchi (dublador de Hanzo Shimada no jogo Overwatch) como Shadowsan. Mas ainda não está confirmado se eles vão aparecer na trama.

Esses episódios interativos mostram um novo jeito para engajar os fãs das séries e filmes. Seria interessante termos mais capítulos especiais como esse, para transformar o jeito como consumimos conteúdo midiático. Bandersnatch e Roubar ou Não, Eis a Questão tornam-se verdadeiros jogos, não apenas algo para assistir e ver desenrolar sem nenhuma interferência. Você ajuda a construir a narrativa. Isso faz jus às premissas de Black Mirror e Carmen Sandiego. A história de Carmen é verdadeiramente multimídia, originada dos games e expandida para séries e livros, enquanto a outra obra aborda os males da tecnologia. Vale apontar que o jeito como as escolhas são apresentadas é bastante intuitivo e fácil de manusear, o que é um ponto positivo para a Netflix.

Fonte: Divulgação/Netflix.
Fonte: Divulgação/Netflix.

A equipe da Korall Design fez uma lista indicando cinco animações originais da Netflix que são imperdíveis, entre elas a própria série de Carmen Sandiego. Leia o post completo AQUI! E você, já assistiu ao episódio? Conte para a gente nos comentários!

Confira abaixo o trailer, em inglês, do episódio especial interativo de Carmen Sandiego:

Ficha técnica

  • Título original: Carmen Sandiego: To Steal or Not To Steal
  • Idioma original: Inglês
  • Tipo: episódio especial interativo
  • Duração: 31 minutos
  • Onde assistir: Netflix
  • História original: Carmen Sandiego (duas temporadas com 19 episódios no total)

Este post tem 3 comentários

Deixe um comentário